23/06/2018 - Ano: C

O Encontro de Casais com Cristo – ECC teve sua origem em 1970 na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompéia em São Paulo capital, por iniciativa do Padre Alfonso Pastore. O ECC hoje é uma realidade em todo Brasil, tentando cumprir sua ação missionária de evangelizar através da família.

O ECC é, sobretudo um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias, e a partir delas evangelizar a comunidade como um todo, visando “ser igreja hoje”. O documento da CNBB disse que evangelização do matrimônio e da família é missão de toda igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocação.

Sentindo o drama do casamento de hoje, sua decadência e desgaste no mundo pós-moderno, o ECC prioriza uma pastoral votada para a família. E esta pastoral abrange todas as áreas que perpassam a vida familiar, começando com a catequese de crianças e adultos e, preparação para o batismo e casamento, etc. entendemos que a catequese e a formação começam na família.

A preocupação com a justiça se baseia no documento da Igreja, Guadium Et Spes que diz “as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angustias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e todos aqueles que sofrem, são também as alegrias e esperanças, as tristezas e as angustias dos discípulos de Cristo...” E sendo discípulos, e todos nós somos, conforme o documento de Aparecida, nós do ECC sentimos angustiados diante das disparidades no mundo dominado pelo princípio do “ter” a qualquer custo.

O Frei Beraldo Hanlon com o intuito de revitalizar a Paróquia São Francisco de Assis em Goiânia, convidou o ECC no ano de 2001 para se instalar nesta paróquia. Esta fundação seguiu o processo exigido pelo documento que dá todas as orientações “de como e por que” o ECC deve funcionar. Primeiramente, a paróquia foi apadrinhada pela Paróquia Coração de Jesus, núcleo Santa Barbara do Setor Vila Moraes. Cinco casais de nossa paróquia foram enviados para fazer um encontro na Igreja Santa Barbara, e posteriormente eles se tornaram “a equipe dirigente” conforme o documento do ECC. E com o auxílio da equipe do Núcleo Santa Bárbara aconteceu o primeiro Encontro de Casais com Cristo nesta paróquia.

O ECC não termina com terceiro dia de encontro. É um processo de encontros e também desencontros. Momentos para oração, estudo e trabalho em conjunto. O ECC proporciona temários sobre a vida conjugal, sobre a igreja e sobre os documentos sociais da Igreja para serem aprofundados. E destes encontros nascem as amizades, a comunhão e partilha entre os casais participantes. Desencontros, porque nem sempre todos tem condições para acompanhar as reuniões e os momentos fraternos que fortaleçam os laços entre os membros e a paróquia.

Em nossa paróquia o ECC continua firme e disponível para atender o apelo da comunidade, da Igreja e do Reino. Nós marcamos nossa presença nas diversas pastorais, grupos e movimentos e serviços da igreja. E nós do ECC damos Graças a Deus por poder servir.