“Fazei de mim um instrumento de vossa paz!”

Usado na Páscoa, no Natal, nas Festas do Senhor, nas Festas de Nossa Senhora e dos Santos, exceto dos mártires. Simboliza alegria, ressurreição, vitória, pureza e alegria.

15/08/2018 - Ano: C
Cor Litúrgica: Branco (Saiba porque!)

Pastoral da Criança

Faça parte desta rede de Amor e Solidariedade!

Tudo começou com a Dra. Zilda Arns Neumann, em 1983, na Arquidiocese de Londrina, Paraná. Ali ela Plantou uma pequena semente de Fé e Vida que depois espalhou seus frutos pelo Brasil e outros países. Aqui na Paróquia São Francisco de Assis não poderia ser diferente, em 1992 nasce na Comunidade NSª Aparecida os frutos dessa pastoral. Dona Neide Felix de Miranda sensibilizada diante da real situação de pobreza, desnutrição, mortandade infantil, violência doméstica, falta de assistência a gestantes, prostituição infantil entre outras mazelas em que viviam muitas crianças, coloca-se a serviço nessa Pastoral buscando soluções para os principais problemas. Teve o apoio de algumas Irmãs Franciscanas de Allegany e outras pessoas da Comunidade. Muitas reuniões aconteciam na sua própria casa e no Centro Comunitário, onde pesavam as crianças, faziam reflexões, orações e serviam lanche. Dona Neide apesar das dificuldades e desafios foi fiel e perseverou nessa missão até 2001 quando teve que se afastar devido aos problemas de saúde e familiares.

Em 2007 a Irmã Edite volta a morar em Goiânia. Entusiasmada e conhecedora da importância dessa Pastoral, procura apoio do Pároco, Fr. Ednilson e da Coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Criança (PC).Com bom respaldo convida novas pessoas da Paróquia a se capacitarem. Depois de 15 encontros de estudo no início de 2008, cinco pessoas receberam o Certificado de capacitação e logo após o Pároco os envia para atuarem nas Comunidades Nsa. Sra. Aparecida e Santa Lucia - assumindo voluntariamente a missão.  Irmã Maria Guiomar Sousa Oliveira foi indicada para coordenar o ramo. Depois de dois anos de caminhada mais três líderes da Paróquia foram capacitados e enviados dando novo vigor no desenvolvimento dos trabalhos.

A Pastoral da Criança é um Organismo de Ação Social da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB e tem por objetivo o desenvolvimento integral das crianças e promove, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político.

Os voluntários da PC desenvolvem ações de saúde, nutrição, educação, cidadania e espiritualidade de forma ecumênica nas comunidades pobres. Acompanham as crianças, desde a concepção aos seis anos de idade. Orientam as famílias sobre seus direitos e deveres e contribui para prevenir a violência doméstica, levando a mensagem da paz, do amor e da solidariedade. As famílias acompanhadas se sentem amparadas e fortalecidas para buscar soluções para os problemas.


 

Fotos Pastoral / Movimentos