23/06/2018 - Ano: C

O batismo ajuda o povo de Deus a construir uma nova história, alicerçada no amor, na justiça e na igualdade. No batismo nascemos para a fé e somos chamados a sermos filhos de Deus. Por isso ele deve ser a resposta a Deus traduzida pela fé e pelas obras.

Mas como responder a essa fé? Nestes cinqüenta e três anos de nossa paróquia podemos refletir ao longo destes anos sobre sua missão evangelizadora e formadora, na qual, pelo sacramento do batismo, milhares de crianças foram introduzidas na fé e milhares de famílias foram animadas a serem evangelizadoras e a se colocarem a serviço da igreja e da sociedade no seu modo de ser e agir (Familiares Consortio, n.49).

Como instrumento para concretizar o sacramento do batismo tem-se a pastoral do batismo que, em todas as paróquias do mundo, depois do concílio Vaticano II, objetiva preparar pais e padrinhos que irão batizar seus filhos e afilhados. Os pais e padrinhos, ao pedirem este sacramento para suas crianças, devem preocupar-se com a formação humana e religiosa.

Em nossa paróquia a Pastoral do Batismo, sempre articulada com o pároco e seus auxiliares, contou no decorrer destes anos com muitos membros de nossa comunidade franciscana, que com compromisso e dedicação conduziram a preparação deste importante sacramento.

Na paróquia a preparação do Batismo para pais e padrinhos acontece a cada dois meses. Freqüentemente a equipe se reúne para formação e espiritualidade. E está sempre de coração aberto para acolher quem se sentir chamado a trabalhar na pastoral do Sacramento da Fé.

Orientações para o batismo em nossa paróquia

• Pais separados;
  • Padrinhos que vivem juntos e não são casados na Igreja Católica;
  • Padrinhos que não são batizados;
  • Padrinhos de outras igrejas;
  • Padrinhos menores de 16 anos de idade.

Se você se enquadra em um ou mais destes casos, deve primeiro pegar autorização com o pároco. Caso contrário não haverá recepção do sacramento.

Para participar da Preparação de pais e padrinhos, os interessados devem fazer inscrição na secretaria paroquial.

OBS: Não serão efetuadas inscrições no dia da preparação.