23/01/2018 - Ano: C

Pastoral Litúrgica: Serviço e Gratidão

Nós católicos temos um grande presente quando celebramos e revivemos a memória de Cristo na última Ceia, a Eucaristia, presença viva de Jesus em nossa vida diária. Todo o centro da vida da Igreja e suas ações estão ligados ao mistério da Eucaristia, e para celebrar esse mistério, nada melhor do que a pastoral litúrgica para nos aproximar de Deus e de seu mistério celebrado. Quando falamos de liturgia, não tratamos somente de missas, mas também das celebrações dos sacramentos e sacramentais.

A equipe litúrgica é uma pastoral que não trabalha sozinha, mas em conjunto, e sua função é muito ampla, cujo papel é fazer ligação com todas as outras pastorais e movimentos. O caráter principal da equipe de liturgia é com a preparação e a execução das celebrações, em que o sacerdote é o primeiro responsável pela animação de toda liturgia na vida cristã. E todo batizado participa dos mistérios litúrgicos como parte integrante desta pastoral. É uma pastoral envolvente e quem tem muitas funções a serviço da Igreja, desde que somos acolhidos quando chegamos a uma celebração, a música que ouvimos as leituras que são proclamadas, os serviços do altar e enfim, todas as atividades realizadas fazem parte da equipe de liturgia.

Em sua estruturação, a pastoral litúrgica deve ser mais do que uma reunião semanal, um “encontro”, para discutir e preparar o que aconteceu ou que irá ser feito, mas destaca-se a participação consciente e plena de cada pessoa, para que possa viver profundamente o compromisso com o evangelho. Em nossa paróquia há uma participação ativa de pessoas nesta pastoral, se somarmos somos mais de 100 pessoas engajadas nessa equipe. Sabemos que a participação nas reuniões e nas formações litúrgicas é de extrema importância, pois é nesse ambiente que se desenvolve nossas práticas celebrativas, que afirma nosso conhecimento a respeito da vida litúrgica e também onde se tira nossas dúvidas e um lugar onde trocamos nossas experiências. Apesar de sermos um grupo grande em nossa paróquia, ainda precisamos de pessoas comprometidas em nos ajudar nessa pastoral.  E você caro paroquiano (a), pode nos ajudar de muitas formas, seja na preparação e ensaio dos cantos, na acolhida, na animação, nas leituras que são proclamadas e nos demais serviços. Em toda a comunidade paroquial existe a pastoral litúrgica, que nos reunimos uma vez por semana para a preparação das celebrações. Venha e participe conosco!

Portanto, falar de liturgia é falar de serviço e gratidão, onde nos colocamos a serviço de Deus e de seu povo. Serviço que devemos entregar de Corpo e Alma para a renovação de nossa fé e do nosso comprometimento com o Reino de Deus.