“Fazei de mim um instrumento de vossa paz!”

Usado na Páscoa, no Natal, nas Festas do Senhor, nas Festas de Nossa Senhora e dos Santos, exceto dos mártires. Simboliza alegria, ressurreição, vitória, pureza e alegria.

14/08/2018 - Ano: C
Cor Litúrgica: Branco (Saiba porque!)

No mês de Junho de 1572, os calvinistas, comumente chamados gueusos, tendo-se apoderado da cidade de Gorcum, na Holanda, prenderam os Frades Menores daquele convento e vários outros sacerdotes. Depois, andaram com presos a Brielle, onde o governador Lumey tentou por todos os meios leva-los a renegar a doutrina católica sobre a Eucaristia e o primado do Romano Pontífice na Igreja. Mas como eles persistissem com coragem, na verdadeira fé, foram sujeitos a cruéis sofrimentos. Finalmente morreram enforcados, tendo seus corpos totalmente esquartejados.

ORAÇÃO - Ó Deus, que recompensastes com a coroa da vitória os santos mártires Nicolau, Vilaldo e companheiros, no seu glorioso combate pela fé, concedei que, imitando sua constância, alcancemos com eles a glória eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.